Dicas Práticas Para Melhorar a Queda de Cabelo

Você já reparou que seu cabelo é mais fino do que 30 anos atrás? Se assim for, você não está sozinho.

Na meia-idade, o cabelo da maioria das pessoas se torna mais fino à medida que o diâmetro dos folículos capilares individuais e o cabelo que produzem diminui. Ao mesmo tempo, quando os cabelos caem no final de seu ciclo de vida, uma porcentagem maior de folículos permanece em sua fase de repouso, em vez de se reativar para gerar novos cabelos.

Naqueles que reativam, os cabelos que produzem tendem a ter um ciclo de vida mais curto, tornando-se cada vez mais difícil manter um penteado mais longo.

Assim, quando você chega aos 60 anos, é provável que a maioria das mulheres tenha cabelos ralos, com menos corpo que fica melhor quando cortado.

Algumas pessoas de sorte mantêm uma cabeça cheia de cabelos longos e grossos – embora o cabelo que usem não seja o seu!

A boa notícia é que várias mudanças de dieta e estilo de vida podem ajudar seu cabelo a crescer mais espesso. E, se tudo mais falhar, seu cabeleireiro também pode oferecer algumas opções.

Por que queda de cabelo em mulheres é um desafio?

Cada um dos folículos capilares passa por um ciclo de crescimento capilar, durante o qual o cabelo se alonga, seguido de uma fase de repouso, na qual o folículo capilar encolhe e o bulbo se afasta da raiz. O cabelo permanece em um comprimento constante até soltar e cair.

Como cada cabelo tem seu próprio ciclo, você normalmente perde entre 80 e 100 cabelos por dia. Se as perdas diárias forem maiores que isso, ocorrerá um desbaste gradual, especialmente na vida adulta, quando o crescimento do cabelo também diminui.

Após a fase de repouso, o folículo pode se reativar para produzir um novo cabelo, mas esse ciclo não se repete indefinidamente. Em média, cada folículo piloso se reativa cerca de 25 vezes antes de desligar ou produz cabelos cada vez mais finos e curtos.

A maneira como o cabelo muda com a idade depende em parte dos genes que você herdou. Também é afetado pela alteração dos níveis hormonais na época da menopausa, bem como por sua dieta e estilo de vida.

Por que o cabelo fica cinza?

A cor do seu cabelo é produzida por células na base de cada folículo piloso. Essas células produzem pigmentos de melanina e os alimentam até a raiz do cabelo.

A cor do pigmento que você produz é determinada geneticamente. A melanina vermelha torna o cabelo natural com uma coloração dourada, avermelhada ou avermelhada. A melanina preta produz cabelos castanhos ou pretos. A melanina pálida, concentrada no núcleo esponjoso da haste capilar, e não no córtex externo, faz com que sua cor natural seja mais melada ou loira.

O cabelo fica grisalho devido a uma diminuição relacionada à idade na atividade de uma enzima chamada tirosinase. Esta enzima produz melanina a partir de um aminoácido chamado tirosina.

A idade em que seu cabelo perde a cor é determinada geneticamente e algumas pessoas de sorte podem manter a tonalidade do cabelo ao longo da vida.

Se o seu cabelo for grisalho, algum pigmento ainda estará presente no cabelo. Se o seu cabelo é totalmente desprovido de pigmento, torna-se transparente e reflete a luz para parecer branca como a neve.

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O cabelo pode ficar cinzento durante a noite?

O estresse pode fazer com que os ciclos de vida de diferentes folículos capilares sejam sincronizados e entrem em sua fase de eliminação (telogenio) juntos. Isso resulta em centenas de pelos mais velhos e mais pigmentados que caem ao mesmo tempo, produzindo um desbaste rápido e perceptível. O que resta são os pelos mais finos e menos pigmentados nos estágios iniciais do seu ciclo de vida atual que de repente se tornam mais visíveis.

Esse fenômeno, conhecido como eflúvio telógeno, pode fazer com que alguém pareça visivelmente mais acinzentado em um curto período de tempo – a fonte de histórias sobre alguém que fica cinzento de choque durante a noite.

Aqui estão 10 dicas para melhorar o seu cabelo ralo ou grisalho.

1. Verifique se você está recebendo as vitaminas certas para o seu cabelo grisalho

Embora o cabelo seja uma estrutura não viva, os folículos que o produzem contêm algumas das células mais ativas do corpo. Como o cabelo não é uma estrutura essencial, no entanto, os nutrientes que são escassos são desviados dos folículos em tempos de deficiência.

Isso ocorre quando os capilares sanguíneos que suprem seus folículos se contraem, reduzindo o fluxo de oxigênio e nutrientes para os cabelos. Isso é especialmente comum em momentos de choque emocional e físico. O suprimento insuficiente de sangue também contribui para a queda de cabelo, opaca, sem brilho e flácida.

A falta de vitamina C pode causar cabelos deformados, emaranhados e quebradiços, enquanto a falta de vitamina E, ou ácidos graxos essenciais, faz com que os cabelos fiquem secos e sem brilho.

Cabelos quebradiços e perda de cabelo irregular podem ser um sinal de deficiência de ferro – especialmente se houver outros sintomas de anemia, como palidez, cansaço e fadiga. A perda de cabelo irregular também pode resultar da falta de vitaminas do complexo B, zinco ou vitamina D, que levam a ciclos capilares desordenados.

Se você notou perda do terço externo de suas sobrancelhas ou cílios afinados, pode ter uma glândula tireóide hipoativa, que pode estar associada à falta de iodo. Às vezes, o envelhecimento prematuro está associado à falta de vitaminas B5, B12 ou a uma deficiência de cobre.

Obviamente, o corpo de todo mundo é diferente; portanto, faz sentido consultar seu médico se você tiver alguma dúvida sobre sua saúde.

2. Dê ao seu cabelo a nutrição necessária para prosperar

A dieta deve sempre vir em primeiro lugar; portanto, selecione grãos integrais, frutas, legumes, nozes e sementes, que são uma boa fonte de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais para nutrir as raízes do cabelo.

Carnes e vegetais folhosos verde-escuros são uma boa fonte de ferro. Se o seu cabelo está desbaste, no entanto, um suplemento multivitamínico e mineral também é uma boa idéia para se proteger contra deficiências nutricionais.

Antes de tomar suplementos, consulte seu médico para descartar problemas relacionados, como anemia por deficiência de ferro, má absorção de nutrientes e desequilíbrios hormonais, incluindo diabetes tipo 2 e problemas de tireóide, que podem precisar de mais investigações.

O alho tem efeitos benéficos na circulação, dilatando pequenos vasos sanguíneos e aumentando o fluxo sanguíneo para as periferias, como as dobras do couro cabeludo e das unhas, em até 55%. O aglomerado de plaquetas diminui significativamente após uma dose equivalente a meio dente de alho e dura três horas. Alguns dos ingredientes do alho são tão potentes quanto a aspirina a esse respeito.

Você também pode estimular a circulação e aumentar o fluxo de nutrientes para os folículos capilares, massageando regularmente o couro cabeludo com os dedos, pelo menos uma vez por dia. Concentre-se nas áreas em que o couro cabeludo parece firmemente preso ao osso subjacente, para ajudar a melhorar qualquer constrição no fluxo sanguíneo.

3. Certifique-se de ter proteína suficiente (à direita!) Em sua dieta

O cabelo consiste principalmente de proteína de queratina, que é produzida usando blocos de aminoácidos obtidos em sua dieta.

Para manter um suprimento constante de proteínas para os folículos, coma um pouco a cada refeição, seja de aves, carne magra, peixe, ovos, nozes ou feijão. Se você ingere uma dieta à base de plantas, pode ser mais propenso a afinar o cabelo, já que alguns aminoácidos essenciais para cabelos saudáveis ​​(como lisina) e micronutrientes (como vitamina B12 e ferro) costumam ser difíceis de obter em quantidades suficientes sem tomar um suplemento vegetariano.

Não pule as refeições, pois isso coloca seu corpo no modo de sobrevivência, para que o fornecimento de proteínas e nutrientes aos folículos capilares seja reduzido.

4. Beba bastante água

A água é vital para manter a hidratação ideal das células dos folículos capilares. Também ajuda no fluxo de nutrientes que entram e saem das células do “mar interno” em que são banhadas.

A maioria das diretrizes sugere beber 6 a 8 copos (250 ml cada) de líquido (por exemplo, água, chá e outras bebidas sem açúcar) por dia, além de ingerir alimentos ricos em água, como sopas, pepino, melancia e outras frutas e vegetais.

5. Obtenha um aumento hormonal para reduzir a perda de cabelo

A perda de cabelo aumenta após a menopausa, quando os níveis de estrogênio caem. Isso também aumenta a influência relativa da pequena quantidade de hormônio testosterona produzida nos ovários e nas glândulas supra-renais.

A testosterona é convertida em um hormônio mais forte (diidrotestosterona, DHT) nos folículos capilares, o que aumenta a perda de cabelo com padrão masculino e feminino, que é determinado geneticamente.

Se você estiver disposto (e apto) a fazer terapia de reposição hormonal com estrogênio, isso ajudará a melhorar a qualidade do cabelo. Mais uma vez, isso é algo que você pode discutir com seu médico.

Uma abordagem alternativa é consumir mais estrogênios vegetais, especialmente isoflavonas e lignanas. Embora estes sejam entre 500 e mil vezes menos ativos que o estrogênio humano, eles podem fornecer um impulso hormonal útil. As isoflavonas são encontradas em feijões edamame, tofu, missô e outros produtos de soja, batata doce, lentilhas, nozes e sementes.

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